Invernada – Como os bovinos de corte são afetados pelas baixas temperaturas?

O inverno é um período complicado para os bovinos de corte, principalmente em regiões muito afetadas com as baixas temperaturas. Durante essa estação, os pecuaristas precisam adotar algumas medidas para garantir a saúde e o bem-estar dos animais, sendo que a invernada é uma delas. 

Além de serem alojados em ambientes adequados, os bovinos recebem cuidados específicos para garantir a produtividade da fazenda. Mas você sabe como acontece essa prática?

Neste artigo, a Ponta explicará a influência da invernada em confinamentos e a melhor prática para lidar com esse período. Siga a leitura para saber mais!

Como o inverno afeta os bovinos de corte

Durante o inverno, tanto os seres humanos quanto os animais sofrem com doenças respiratórias. Com as baixas temperaturas, muitos produtores optam pelo confinamento para proteger seus bovinos. Isso é uma ação que faz parte da gestão inteligente da pecuária, porque ocorre um controle rigoroso da alimentação e da saúde dos animais. 

Entretanto, o transporte e a mudança do local são fatores que elevam o estresse dos animais, deixando-os mais suscetíveis a alguns problemas. Abaixo, explicamos mais sobre essas consequências:

Hipotermia

Essa é uma das principais preocupações das baixas temperaturas. Os animais estão suscetíveis com a queda de temperatura e a chuva, o que resulta na perda de calor do bovino. 

A junção desses fatores com uma nutrição inadequada e imunidade suprimida, por exemplo, influenciam ainda mais na mortalidade dentro de confinamentos. 

Perda de peso

O inverno também interfere no apetite dos bovinos de corte. Isso leva a uma queda considerável no consumo de alimentos, fazendo com que os animais percam peso e, consequentemente, prejudiquem a produtividade da fazenda. 

Redução de pasto

Os dias frios também afetam o crescimento e a qualidade do pasto, ou seja, há uma redução de alimento para os animais. Além disso, durante o inverno também podem ocorrer as geadas, que comprometem e “queimam” as pastagens. Logo, é tão importante cuidar das pastagens e fazer o manejo correto, diminuindo assim, os prejuízos da seca.

Acesso reduzido à água

Em casos extremos e em regiões do país com baixas temperaturas, acontece o congelamento de água. Essa condição também dificulta a hidratação adequada dos bovinos de corte e é preciso ficar atento, buscando alternativas para manter o rebanho hidratado.

A influência da invernada para confinamentos

A invernada é um local específico para fazer o confinamento de bovinos durante temperaturas baixas. Nesse ambiente, eles são protegidos e recebem diversos cuidados necessários, desde proteção térmica, alimentação e medidas de saúde e bem-estar. 

Quando há uma gestão inteligente da pecuária dentro da invernada, na maioria dos casos, não ocorrem tantos riscos como comentamos anteriormente. Isso porque tudo é feito de forma cuidadosa e estratégica. 

Nesse tipo de local, os bovinos de corte obtém:

Abrigos adequados

Os confinamentos de inverno bem estruturados protegem os bovinos de vento, chuva e frio. Geralmente, são galpões que já fornecem a proteção necessária aos animais.

Suplementação alimentar

Durante a invernada, a pastagem seca não supre toda necessidade do animal, e uma alternativa é realizar a suplementação proteica. 

Monitoramento

Uma dica interessante, é o pecuarista se cadastrar nos alertas da Defesa Civil para monitorar possíveis geadas e quedas de temperatura. Além disso, a saúde dos bovinos também deve ser monitorada, pois é comum o aparecimento de doenças respiratórias.  Essa ação é fundamental para detectar e tratar qualquer sinal de doença que surgir, o mais rápido possível

Tecnologia para auxiliar na invernada

Independente da condição climática, o TGC te auxilia a monitorar seu rebanho de forma segura e confiável.

O uso do TGC (Tecnologia de Gestão em Confinamentos), por exemplo, é uma excelente solução para obter informações nutricionais, monitorar a entrada e saída de animais, fazer a gestão de alimentação, realizar o manejo sanitário, entre outros. 

Desse modo, torna-se mais fácil a tomada de decisões durante o inverno, principalmente em situações de doenças dentro do confinamento.

🐂 Leia também: Como a parametrização correta do TGC melhora a análise dos resultados da fazenda

Assim como vimos, o inverno é um período que influencia a produção de bovinos de corte. Porém, a prática da invernada é fundamental para realizar o cuidado adequado com os animais. 

Então, gostou deste conteúdo? Esperamos que tenha lhe ajudado! 
Aproveite para conferir mais dicas no blog da Ponta e também no Instagram e Facebook. Até mais!

]