Vantagens da eficiência alimentar para bovinos de corte
Ano após ano, a pecuária de corte está cada vez mais competitiva. É necessário produzir mais e em menos tempo, mas sem prejudicar o meio ambiente. Nesse sentido, a busca por eficiência alimentar se tornou um pilar primordial para garantir maior lucratividade e sustentabilidade dos rebanhos.
Essa ação permite que o produtor consiga preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, garantir maior eficácia na produção de carne. Mas, afinal, o que é isso e quais as principais vantagens?
Neste artigo, a Ponta Agro explicará sobre a eficiência alimentar para bovinos de corte e seus principais benefícios. Acompanhe a leitura!
O que é eficiência alimentar?
Conceitualmente, a Eficiência Alimentar é a capacidade do animal ingerir menos alimento do que o esperado, sem comprometer seu desempenho.
Isso significa que o bovino ganha mais peso por kg de alimento ingerido, sendo mais lucrativo para o pecuarista, e, consequentemente, há redução dos custos e menor impacto ambiental.
Em relação aos indicadores que definem a eficiência alimentar, o Consumo Alimentar Residual (CAR) é o que ganha mais destaque. O CAR é responsável por medir a diferença do consumo real de alimento e o consumo esperado com base nas características fisiológicas e genéticas do animal. Se o CAR é negativo, ou seja, o bovino come menos alimento, mas mantém resultados satisfatórios, isso mostra ao pecuarista que o animal apresenta uma ótima conversão de alimento em carne.
A importância da eficiência alimentar na pecuária
Existem vários motivos que tornam a eficiência alimentar tão importante para bovinos de corte. Primeiramente, devido ao aumento dos custos de insumos, como altos valores dos principais grãos utilizados na dieta de confinamento, é necessário buscar uma maneira de otimizar a conversão alimentar. Segundo dados da Ponta, os custos com alimentação dos animais confinados equivalem a quase 90% dos custos totais da pecuária.
Logo em seguida, a eficiência alimentar também contribui para a sustentabilidade no campo, reduzindo o impacto ambiental. Com animais mais eficientes, há menor emissão de gases de efeito estufa e também há otimização dos recursos hídricos.
Vantagens da eficiência alimentar para bovinos de corte
A eficiência alimentar apresenta várias vantagens para bovinos de corte com qualidade. Veja abaixo:
Maior competitividade
Animais eficientes tem maior valor de venda no mercado. Em leilões ou venda de animais comerciais, há uma busca por animais filhos de touros com CAR negativo.
Evolução genética
O progresso genético é basicamente o ganho genético alcançado a cada geração, para a característica de interesse. Dessa forma, recomenda-se utilizar reprodutores com potencial genético de alta produtividade e baixo custo de produção, entregando animais eficientes ao mercado.
O melhoramento genético bovino é uma estratégia de otimização da produtividade do rebanho. Investir na produção de animais eficientes na sua propriedade é garantia de redução de custos e sustentabilidade da atividade.
Conheça os animais avaliados para Eficiência Alimentar apresentados na nova edição do guia Efficiency Tour, e escolha o reprodutor com potencial genético de transmitir alta produtividade e baixo custo de produção.Gostou deste conteúdo? Esperamos que tenha sido útil para você! Nos siga nas redes sociais YouTube e Instagram, para não ficar por fora de nenhum conteúdo de Ponta a Ponta!