Como o monitoramento e controle de rebanho ajudam o produtor?
Se você busca melhorar a produtividade da sua fazenda, saiba que é importante fazer o monitoramento e controle de rebanho. Seja no pasto ou no confinamento, essas práticas ajudam a acompanhar de perto a saúde e principalmente o desempenho do gado.
O controle vai muito além de uma simples contagem de cabeças, e atualmente existem diversas ferramentas que o produtor pode usar para avaliar a saúde, a localização de cada animal e também acessar mercados no exterior, com as exportações. Assim, é totalmente possível tomar decisões baseadas em dados.
A seguir, a Ponta Agro explicará como o monitoramento e controle de rebanho podem ajudar na sua produção pecuária. Acompanhe!
A importância do controle de rebanho na pecuária
O controle de rebanho é fundamental para todos os pecuaristas. Mas você sabe por quê? Confira algumas das suas principais vantagens:
Redução de custos
Ao ter mais controle, naturalmente ocorre menor desperdício de insumos. Além disso, otimiza a mão de obra e facilita o controle de problemas sanitários.
Aumento da produtividade
O monitoramento de rebanho também auxilia a identificar rapidamente os animais mais produtivos, o que permite tomar decisões baseadas em dados sólidos. Desse modo, você pode melhorar a seleção genética, a alimentação e também a identificação de problemas de saúde no estágio inicial.
Rastreabilidade bovina
Com o uso de tecnologias para fazer o controle de rebanho, como a rastreabilidade bovina, é possível garantir maior controle sanitário e ganhar espaço em mercados mais premium, como exportação para Europa ou até acesso a Cota Hilton
No 19º episódio do podcast “Na Ponta da Língua”, a Carolina Rossi, especialista em rastreabilidade bovina, faz uma análise profunda sobre esse tema. Ela destaca que a rastreabilidade vai muito além do SISBOV.
A especialista comenta que a rastreabilidade está diretamente ligada ao conceito de ativo biológico. Desse modo, cada animal é considerado um ativo valioso, o qual o desempenho e saúde influenciam diretamente o resultado financeiro de uma fazenda.
Confira o bate-papo completo abaixo:
Tecnologias para monitoramento e controle de rebanho
Agora que já entendemos sobre a importância do controle de gado, vamos conferir algumas tecnologias que ajudam a colocar isso em prática:
1. Biotag
São as etiquetas ou brincos com chip que facilitam a identificação de cada animal. Com as biotags, você consegue automatizar a coleta de dados e monitorar constantemente a saúde e localização de cada gado.
2. Localização por triangulação
Com o uso de sensores GPS, o produtor acompanha o deslocamento do rebanho em tempo real, o que ajuda a identificar padrões de movimentação, comportamento, evitar perdas e monitorar o uso das áreas de pastagem e acesso aos bebedouros
3. Monitoramento por satélite
É uma tecnologia que oferece uma visão macro da propriedade por meio de imagens de satélite. Excelente meio para mapear as áreas de pastagem, identificar as áreas de concentração do rebanho e planejar um uso mais eficiente do solo.
🐂 Leia também — Como é feito o melhoramento genético em rebanhos no Brasil?
O controle de rebanho é a forma mais eficiente para conseguir se destacar no mercado. Ele ajuda na tomada de decisões, na produtividade e na qualidade do produto final. Mas para implementar um bom monitoramento e controle, é necessário contar com algumas das tecnologias que comentamos anteriormente.
O Ecossistema GA, da Ponta Agro, é uma plataforma integrada que pode revolucionar a gestão do rebanho. É uma solução que apresenta uma visão 360º do seu negócio, integrando várias atividades como reprodução, cria, recria, engorda a pasto e rastreabilidade.
Gestão múltipla de fazendas, flexibilidade e escalabilidade, integração de processos e informações, segurança e confiabilidade dos dados são algumas das características do Ecossistema GA.
Então, gostou do conteúdo? Para ter mais controle de rebanho, conte agora mesmo com a solução da Ponta e tenha a tecnologia mais moderna dentro da sua fazenda!