Cuidados com a saúde do casco bovino em confinamento

Você sabia que é muito importante ter cuidados com a saúde do casco bovino? Um casco bem cuidado ajuda na locomoção e no bem-estar do animal. Entretanto, existem alguns casos em que os bovinos sofrem problemas em sistemas de confinamento, o que leva à perda na produção e no lucro.

As afecções de casco, por exemplo, são grandes problemas que afetam o gado, gerando a claudicação (dificuldade de andar). Isso resulta em uma crise financeira na fazenda, principalmente porque afeta a produção de carne, eficiência reprodutiva e aumenta os custos com veterinário. 

A seguir, a Ponta explicará mais detalhes sobre a importância da saúde do casco bovino e os principais cuidados que deve ter em confinamento. Confira!

A importância de manter a saúde do casco bovino

Um casco bovino saudável é imprescindível para a locomoção, pois é o que sustenta todo o peso do animal. O casco permite que o bovino consiga andar facilmente pelo pasto, se alimentar, acessar áreas de descanso e beber água sem dificuldades. 

Doenças podais causam dor intensa e claudicação ao animal, o que resulta em baixa produção de carne, atrapalham na reprodução e até mesmo, em últimos casos, a morte. 

Além disso, o pecuarista sofre com os altos custos para realizar o tratamento de doenças podais, pois exige um trabalho minucioso dos veterinários e tratadores. 

Fatores que influenciam no surgimento de doenças do casco bovino

Existem muitas situações que influenciam na saúde do casco bovino em confinamento. Abaixo, separamos as principais para você saber:

Nutrição

Alguns tipos de alimentos são mais susceptíveis à problemas de casco, como o caso das dietas ricas em carboidratos não fibrosos, que podem causar distúrbios digestivos, fazendo com que o PH do rúmen diminua, gerando acidose ruminal subaguda (SARA)

Nesse sentido, o zootecnista/nutricionista do confinamento deve se atentar para que haja uma dieta equilibrada, evitando assim a possibilidade de problemas no casco, que por sua vez, trariam outras consequências negativas à atividade. 

Genética

Alguns bovinos têm mais predisposição genética de desenvolver doenças no casco do que outros. Uma excelente alternativa para não ter problemas futuros é selecionar animais com cascos saudáveis para a reprodução. Isso ajuda na redução de incidências dessas condições.

Manejo e instalações

Os bovinos também sofrem com transporte inadequado e práticas de manejo muito bruscas. Traumas e riscos de infecções no casco são frequentes quando não há um cuidado no tratamento dos animais. 

Outro fator que influencia são as instalações do confinamento. Superlotação, presença de lama, pisos ásperos e umidade aumentam os riscos de problemas no casco bovino. Além disso, a transição entre o pasto e o confinamento também pode causar lesões nos cascos.

Cuidados com a saúde do casco bovino em confinamento

Afinal, como manter a saúde do casco dos bovinos confinados? Você, pecuarista, pode aplicar as seguintes práticas em sua fazenda:

Casqueamento

O casqueamento é uma das melhores formas para prevenir e corrigir deformidades nos cascos. Essa medida consiste em fazer manutenções regulares nos cascos para evitar o acúmulo de lamas e outras matérias orgânicas, além de diminuir o surgimento de lesões. 

Essa prática é muito comum na pecuária leiteira, mas em casos necessários também pode ser aplicada aos bovinos de corte. 

Higiene e manutenção das instalações

Os confinamentos devem ser limpos frequentemente para evitar o acúmulo de umidade e substâncias que ajudam na proliferação de bactérias. 

Ter um olhar apurado e investir na saúde do casco bovino em confinamento faz total diferença. Dessa forma, o pecuarista promove maior bem-estar aos animais e também aumenta a capacidade produtiva da fazenda. 

Implemente medidas preventivas e de manejo para reduzir custos e ter um maior controle de doenças que surgem nos bovinos de corte. 

Então, este conteúdo foi útil para você? 


Aproveite para ler mais dicas no blog da Ponta! Temos certeza que nossos artigos serão úteis para o seu negócio. Até a próxima!

]