Como a parametrização correta do TGC melhora a análise dos resultados da fazenda

O confinamento de gado de corte é uma atividade do agronegócio que envolve muitos custos, tanto estruturais, quanto operacionais.

O pecuarista precisa ter um capital de giro alto para fazer a operação de um confinamento funcionar e, por essa razão, os números e dados devem ser controlados com bastante precisão.

Para isso, os softwares de gestão vieram para colaborar no gerenciamento, permitindo conhecer realmente os números da fazenda e tomar decisões assertivas com base em dados. O TGC é uma das tecnologias da Ponta para gestão de confinamentos e no momento da implantação é necessário parametrizar o sistema para melhor funcionamento da operação. Essa etapa é de extrema importância e no momento da implantação já é determinado pelo nosso time algumas funcionalidades obrigatórias.

A nutrição animal envolve a maior parte dos custos e o planejamento nutricional é desafiador.

Abaixo, explicaremos sobre as opções de fazer o rateio do fornecimento da dieta.

RATEIO DO FORNECIMENTO


Pode ser feito de 2 formas:

1. Pelo peso vivo dos animais do lote

O sistema faz o rateio do fornecimento considerando o peso vivo dos animais no dia do fornecimento.

Exemplo: Um curral que possui 2 animais com peso de 250kg e outro com 300kg recebeu um fornecimento de 30kg de ração em determinado dia, o sistema calcula esse valor do fornecimento total no dia e divide pela quantidade total de kg de peso vivo do curral, dessa forma:

Cálculo
(30kg / (250+300)) = 0,0545
Em seguida, multiplicar esse valor pelo peso de cada animal

Animal 1 – 250kg PV
250 x 0,0545= 13,625kg de ração para esse animal

Animal 2 – 300kg PV
300 x 0,0545 = 16,375 kg de ração para esse animal.

Somados o fornecimento de cada animal, teremos os 30kg.

2. Rateio pela quantidade de animais do curral (Média)


O sistema faz o rateio pela quantidade de animais no curral sem considerar o peso vivo.

Exemplo: Foi fornecido 30kg de ração para um curral com 2 animais, dessa forma, o sistema irá considerar o fornecimento de 15kg de ração para cada animal.

Cálculo
30/2=15kg de ração por animal

3. Padrão de trato

Essa parametrização tem duas importantes funções:

1. A quantidade de tratos que está cadastrada será a quantidade de tratos que vai ser usado no perfil.
Exemplo: se você cadastrar 4 tratos, quando for criar um perfil nutricional e gerar os tratos, será com os 4 tratos cadastrados.

2. Depois dos perfis criados, deve-se manter a maior quantidade de tratos utilizados na fazenda.
Exemplo: Alguns animais recebem 3 e outros recebem 4 dietas, logo, nesta tela deverá conter os 4 tratos, caso contrário não será possível fazer o fornecimento.

E por último, mas não menos importante, a soma das porcentagens dos tratos tem que ser igual a 100% para que o sistema configure corretamente as quantidades.

4. Tipo de Estoque

No TGC temos 4 tipos de controle de custo do estoque, são eles:

1. MPM últimos x dias – o sistema faz uma média ponderada móvel dos últimos x dias para calcular o valor, ou seja, é necessário cadastrar a quantidade de dias que o sistema vai usar para calcular essa MPM, a quantidade de dias vai depender do cliente e a frequência que chega os alimentos na fazenda, importante ressaltar que esses últimos x dias é válido para todos os alimentos, não é possível cadastrar uma quantidade para um alimento e outra quantidade para outro alimento.

2. MPM a partir de uma data – o sistema faz uma média ponderada móvel a partir de uma data, ou seja, você precisa cadastrar uma data para fazer o cálculo, por exemplo, se cadastrar uma data de 01/05/2024 o sistema irá pegar as notas que o cliente lançou a partir dessa data, somará o valor total de custo desse ingrediente e dividirá pela quantidade total em kg de todas as notas lançadas a partir dessa data.

3. Estoque inicial – Para usuários avançados. Leia este artigo para entender mais.
https://gajirasoftware.atlassian.net/wiki/spaces/AER/pages/2123661340/TGC+Como+funciona+a+op+o+de+estoque+inicial

⚠️ CUIDADO!! NÃO PARAMETRIZAR O TIPO DE ESTOQUE É UM RISCO PARA SEU NEGÓCIO.

5. Sentinela

É um sistema que faz o envio de alguns relatórios para os e-mails cadastrados da fazenda.

Os relatórios já são definidos pelo sistema, não havendo possibilidade de parametrizar outros relatórios. Segue abaixo os relatórios enviados pelo Sentinela:


Zootécnico, financeiro, sanitário, estoque atual, rebanho, eficiência de trato, consumo de alimento, fornecimento por curral, análise de batida.

⚠️ É necessário que o servidor esteja ligado e com acesso à internet para que o Sentinela envie os relatórios ao final das operações do dia.

Nosso time fica à disposição para dúvidas e orientações no momento da parametrização, porém, o critério de escolha será sempre do cliente, de acordo com o seu perfil e com o que ele busca analisar nos relatórios.

Saiba mais sobre o TGC e como ele pode impulsionar seu confinamento.

]